The day the stood still parte 1
The day the stood still parte 2
Uma nave espacial aterrissa em Washington, DC trazendo dois tripulantes; o alienígena Klaatu e seu robô Gort. O alienígena pretende encontrar-se com o presidente e entregar-lhe um presente de boas-intenções, mas é impedido por um soldado que acha que a oferenda de paz é na verdade uma arma. Reagindo a ofensiva do soldado, Gort ataca os militares com seu laser, porém destruindo apenas seus veículos e armas. Klaatu é baleado durante o tumulto e levado a um hospital, onde a rapidez com que se cura espanta os médicos. Ainda no hospital, ele é visitado pelo secretário de estado, a quem pede ajuda do presidente para organizar uma conferência de líderes mundiais. O secretário encaminha sua proposta mas ela é sumariamente descartada pelo governo americano.
Klaatu imagina que, ao falhar em se comunicar com os líderes da Terra, talvez devesse conhecer melhor os seres humanos. Ele consegue fugir do hospital guardado por soldados e se esconde numa pensão, onde usa o nome Carpenter para se registrar. Lá ele conhece Helen Benson, uma funcionário do Departamento de Comércio e seu filho Bobby. Klaatu tem a oportunidade de conferir a reação das pessoas comuns à chegada de sua nave, sendo que a maioria delas pensa que o objeto foi enviado pelos soviéticos para iniciar uma invasão.
Klaatu decepciona-se em vários momentos com o belicismo dos terráqueos (o marido de Helen foi morto na Segunda Guerra Mundial e, num passeio com Bobby, ele visita o Cemitério de Arlington) mas, depois de visitar o Memorial de Lincoln, ele compreende que também vários humanos deveriam estar insatisfeitos com as guerras. Klaatu decide então procurar alguém com quem dividir sua mensagem e pergunta a Bobby quem ele pensa ser o homem mais importante da Terra, recebendo como resposta o nome do professor Barnhardt, um físico residente em Washington. Eles não encontram o cientista em seu escritório, mas Klaatu, à guisa de cartão de visitas, soluciona um complicado problema matemático que o professor deixara em seu quadro negro, escrevendo no final o endereço da pensão.
O trabalho do professor era aparentemente confidencial, já que ele envia soldados à pensão para trazer Klaatu à sua presença. Quando eles se encontram, ele revela ser o visitante o espaço e explana suas preocupações ao cientista: o fato dos humanos já possuírem armas nucleares e estarem desenvolvendo veículos espaciais aliado a sua natureza violenta estaria preocupando os habitantes de outros planetas. Como falhou em alertar os líderes do mundo, Klaatu pede ao professor que reúna membros importantes da comunidade científica internacional, para que sejam eles os portadores da sua mensagem. Também decide dar uma demonstração aos humanos, uma intervenção para fazer com que prestem atenção.
Ele retorna escondido à sua nave para poder preparar essa demonstração. Sem se dar conta, é seguido por Bobby que descobre sua identidade e a revela para sua mãe. Helen não acredita a princípio, mas começa a desconfiar ao se deparar com outras evidências, como quando seu namorado Tom (igualmente desconfiado) encontra um enorme diamante no quarto de Carpenter/Klaatu.
No dia seguinte a demonstração é deslanchada. Todos os aparelhos elétricos da Terra param de funcionar ao mesmo tempo, exceto nos lugares em que isso poderia causar dano, como nos hospitais e aviões em vôo. No momento do blackout mundial, Klaatu está num elevador acompanhado de Helen, e quando a máquina pára de funcionar entre dois andares aproveita o momento para revelar quem é e suas intenções. Ao mesmo tempo, Tom também descobre a identidade de Carpenter, quando um joalheiro lhe informa que não poderia existir na Terra um diamante tão perfeito quanto aquele. Ele revela a informação às forças do governo que, devido à demonstração de Klaatu, consideram o alienígena uma ameaça ao país.
Helen se decepciona com a atitude de Tom e parte em busca de Klaatu, mas este é gravemente ferido antes de chegar à conferência dos cientistas. O alienígena pede antes de morrer que Helen diga ao robô Gort uma senha -- Klaatu barada nikto -- o que levaria o robô a executar uma ordem pré-programada. Helen quase morre antes de conseguir dar a ordem ao robô. Ao ouvir o comando o robô interrompe o ataque, leva Helen e o corpo de Klaatu para a nave e ressuscita seu mestre usando o computador de bordo.
Uma vez ressuscitado, Klaatu entrega sua mensagem aos cientistas reunidos próximos à nave: os habitantes de outros mundos estavam preocupados com a hipótese de os homens levarem suas guerras para além de seu planeta. A Terra deveria se juntar à pacífica confederação dos outros mundos habitados (nos quais a paz é mantida por robôs como Gort) ou ser destruída antes de se tornar uma ameaça real. Klaatu morre pouco depois de pronunciar seu discurso (sua tecnologia permitia superar a morte apenas por um tempo muito limitado). Seu corpo é carregado para dentro da nave por Gort e em seguida ela parte de volta ao espaço, deixando a Terra para trás com sua opção ainda por ser feita.
Nenhum comentário:
Postar um comentário